Como adquirir concentração em 10 passos simples!

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Hoje vou falar com você que tem dificuldade de se concentrar em um projeto…. na leitura de um livro ou até mesmo em trabalhar.

A concentração é importantíssima para nosso desempenho, pois através dela conseguimos resultados mais rápidos e expressivos com o nosso trabalho.

Todos estes passos são simples e fáceis de aplicar, vamos começar?

Passo 1 – Usar a metacognição

Pra você esse nome pode soar meio difícil, mas não é, metacognição é “pensar sobre nossos pensamentos”, avaliá-los e buscar meios de controlá-los.

Pensamentos que vão e vem tem um porquê, procure refletir sobre o que pensa, pois isso pode afetar a sua concentração.

Passo 2 – Fazer pausas periódicas

Eu já fiz um video aqui pra vocês sobre a importância das pausas. Mas um  realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, confirma isso.

Esse estudo diz que ambientes naturais, como parques e praças, possuem alto poder de redução da fadiga. Portanto, quando você se sentir cansado e irritado com o projeto em que está trabalhando, saia para dar uma volta.

Você também pode fazer uma pausa breve para ver um vídeo, conversar com um amigo ou mesmo só relaxar, sem fazer nada — o importante é não tentar ir além do seu limite. Momentos breves de descanso são fundamentais para recarregar as energias.

Passo 3 – Treinar o cérebro

Estudos comprovam que é possível treinar nossa capacidade mental. Isso acontece porque o treinamento promove mudanças na conexão das estruturas da rede frontoparietal do cérebro, que é aonde acontece o processamento de toda a atenção.

Exercícios de raciocínio lógico como palavras-cruzadas e charadas são alguns exemplos de ferramentas simples que podem te ajudar a manter a atividade cerebral em alta.

Passo 4 – Manter o ambiente organizado

Elimine as distrações no ambiente onde você estuda, isso vai ajudar muito na sua concentração. Verifique se você está livre da televisão, de músicas ou mesmo de seus familiares e amigos conversando. Essas coisas atraem sua atenção, desviando seu foco e impedindo-o de se dedicar ao que realmente precisa.

Outro fator importante é o conforto. Certifique-se de que você não está com frio ou quente demais, que a sua cadeira ajuda na sua postura e que a quantidade de luz é adequada.

Passo 5-  Praticar a meditação

Um artigo publicado na revista científica PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America) afirma que treinar a meditação por 20 minutos diários, durante cinco dias, é o suficiente para melhorar sua concentração. Além disso, a prática também ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.

Passo 7 – Jogar videogame

Um estudo publicado na revista Nature, aponta que as pessoas que jogam games de ação melhoram sua atenção visual seletiva, além de se tornarem mais capazes de atender rapidamente a estímulos. Reações mais rápidas…  Essa pode ser uma ótima opção para se distrair enquanto estimula sua cognição.

Passo 8. Dê um prazo Para Suas Tarefas

O prazo para cada tarefa é muito importante, pois dessa forma você vai conseguir programar melhor seu dia, fazendo com que você produza mais e melhor, e tenha foco no tempo determinado para cada tarefa .

Passo 9 – Não Faça Varias Coisas ao Mesmo Tempo

Se você está fazendo varias coisas ao mesmo tempo e acha que dessa forma você irá ser produtivo . Você está realmente se enganando, pois quando você faz muitas coisas ao mesmo tempo seu cérebro fica sobrecarregado e não consegue focar em nenhuma das tarefas corretamente.

Por isso faça uma tarefa por vez e caso esteja sobrecarregado pause descanse e volte para as tarefas após o descanso.

Passo 10: Tome um Café da manhã reforçado

Um bom café da manhã é fundamental para ter um bom foco durante o dia.

O café da manhã te da energia para fazer as tarefas no dia alem de que durante o café você pode ir fazendo sua lista e se organizando para mais tarde.

Esses foram os 10 passos que você pode aplicar a partir de hoje para adquirir mais concentração.  Não esquece e concentra agora em me seguir no instagra clicando na imagem abaixo.

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