Como proveitar as datas comemorativas para criar conteúdos nas redes sociais?

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Como proveitar as datas comemorativas para criar conteúdos nas redes sociais?

As datas comemorativas são excelentes oportunidades de criar conteúdos voltados para sua audiência, fazer vendas e criar uma relação mais próxima com quem te segue nas redes sociais.

Elaborar um conteúdo voltado para esses dias especiais é uma forma criativa, fácil e divertida de mostrar que sua empresa está atenta aos acontecimentos e assim ficar mais pertinho do seu seguidor.

Além das comemorações tradiocionais, como o dia das mães, dia dos pais, natal, dia das crianças….. existem muitas outras datas relacionadas as profissões, eventos especiais, objetos e ideiais específicos, que também podem ser aproveitados nas redes sociais.

É importante deixar claro que você tem que ter uma relação especial com a data e seu negócio. Que seja importante e que inspire seu seguidor tocando em seu sentimento para que ele se sinta importante.

Por exemplo, se você tem conteúdos relacionados para servidores públicos é importante lembrar que o dia deles é o dia 28 de outubro. Lembrar de datas que são especiais para as pessoas cria proximidade e admiração pela lembrança.

Você pode ver todas as datas comemorativas sazonais no Brasil neste link https://www.datascomemorativas.me/

Além disso, vou deixar para vocês aqui algumas dicas que vão ser uma luz na hora de criar conteúdos e oportunidades para seus seguidores nestas datas tão especiais.

Como proveitar as datas comemorativas para criar conteúdos nas redes sociais?

1- Selecione todas as datas que tenham relação com o seu negócio

Tire um dia para olhar no calendário sazonal, todas as datas que tem relação com o seu negócio ou com o conteúdo que você cria. Não falo somente sobre as pricipais datas comemorativas, mas também das datas não oficiais, como por exemplo, “dia do orgulho gay”, “Dia Mundial da consciêntização do Autismo”, “Dia da Secretária”, “Black Friday” entre outros que possam ter haver com seus conteúdos. A partir daí, você já tem uma noção básica do que postar em determinadas datas e relacionar isso com a sua marca ou produto. Selecionando todas as datas e festividades que você pode utilizar, comece com a estratégia do passo seguinte.

2- Faça o planejamento dos conteúdos com antecedência

Pense na idéia para a data, anote, vá até sua agenda e deixe esse dia marcado. Mas antes de chegar o dia, pense na estratégia para ele.
Por exemplo, se você tem uma loja no Instagram, você pode agendar um post para um sorteio nesta data e fazer posts chamando seus seguidores para o sorteio no dia acordado.

Se você é um criador de conteúdos nas redes sociais, planeje o seu post com antecedência e deixe-o agendado no Studio de criação do Facebook, que é uma ferramenta de agendamento de posts para Instagram e Facebook. Esta antecedência vai te dar mais liberdade de criar outros conteúdos no tempo livre que conseguiu ao fazer estes.

3. Prepare-se para a data. 

Se você vai fazer uma campanha, sorteio ouy ação de marketing na data comemorativa lembre-se de ter estoque apara atender a possível demanda na data selecionada. Dependendo do produto que você oferece a natecipação é extremamente importante, isso vai evitar que você tenha clientes decepcionados com você.

Se você é criador de conteúdo, planeje um conteúdo que possa tocar o sentimento de quem está do outro lado da tela. Gerar engajamento é gerar uma relação mais próxima com seus seguidores.

4. Seja o diferencial.

Não seja o mais do mesmo. Não poste conteúdos clichês ou copiado e colado. Isso não vai gerar autoridade para sua marca. Pense em algo diferente!

Faça um meme, crie uma promoção, faça uma homenagem a alguém. Isso é criar proximidade. Postar um ramo de flores com um “feliz dia das mães” na era digital está mais do que no passado. As pessoas gostam do criativo e divertido. Portanto, é primordial criar promoções exclulsivas, homenages a seguidores/clientes e investir no diferencial.

5. Seja recíproco

O segredo das redes sociais é manter a reciprocidade. Algumas pessoas postam conteúdos e saem correndo. Não curtem os comentários, não respondem, não interagem. Isso leva seu engajamento lá no dedão do pé.

Tenha um envolvimento com seus seguidores, isso fará grande diferença no seu negócio digital, o tornando mais humanizado e menos robotizado.

E aí, gostou das dicas? Faça então seu planejamento de conteúdo e comente abaixo as datas que você mais gosta de comemorar.

 

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