Pular para o conteúdo

Jesus Revolution 2023 – A verdadeira história deste filme

Jesus Revolution 1

Sim, de fato, experimentamos um notável aumento no cristianismo graças aos hippies na década de 1970.

O surpreendente sucesso do filme independente, “Jesus Revolution”, retrata uma história genuína. A trama se desenrola a partir do movimento “Jesus Freak” da vida real, visto pelos olhos do ministro da juventude Greg Laurie (interpretado por Joel Courtney). O movimento de Jesus nos finais dos anos 1960 e 1970 teve sua base principalmente na Califórnia, buscando essencialmente mesclar crenças e práticas da contracultura hippie com o evangelicalismo.

Essa fusão resultou em conflitos previsíveis, como o pregador hippie Lonnie Frisbee (interpretado por Jonathan Roumie) proibindo a homossexualidade, apesar de ser gay. No entanto, também deu origem a um movimento expansivo de jovens rebeldes que encontraram no cristianismo renascido um estilo de vida alternativo. Embora o filme ignore algumas crenças controversas dos protagonistas da vida real, isso não compromete a trama, proporcionando um retrato fiel de um movimento religioso fascinante e amplamente esquecido.

A “Jesus Revolution” foi, de fato, um fenômeno real.

Iniciado na Califórnia nos anos 60 e 70, o movimento buscou combinar a contracultura da década de 1960 e a atitude egocêntrica dos anos 1970 com o cristianismo evangélico. Após anos de rebeldia contra os valores convencionais americanos, os jovens hippies encontraram na reformulação do cristianismo uma fonte reconfortante e revigorante.

Muitos adeptos do movimento optaram por viver em comunidades, onde um estilo de vida de esquerda alternativo se fundia com um conservadorismo social rígido. Assim, o movimento de Jesus conseguiu atrair os jovens rebeldes sem comprometer suas crenças fundamentais. À medida que crescia, o movimento ganhou destaque nos principais meios de comunicação, incluindo uma reportagem de capa na revista Time em junho de 1971. Além disso, é creditado por impulsionar a indústria da música rock cristã, tornando a religião mais atrativa para uma geração que achava a música gospel antiquada.

Lonnie Frisbee, retratado no filme como um líder carismático, foi uma figura central na revolução.

Jesus revolution 2

Lonnie é um dos personagens principais de Jesus Revolution e talvez o personagem mais interessante também. Em um nível superficial, ele parecia o que se esperaria de um pregador hippie. Ele tinha cabelo comprido, barba e tendia a se vestir no estilo contracultural da moda. Sua influência no cristianismo nos Estados Unidos foi considerável. Ele foi cofundador de uma rede de comunas chamada Casa dos Milagres, que mais tarde se transformou nos Centros de Reavivamento Juvenil de Shiloh. Através destas instituições, o Frisbee alcançou jovens insatisfeitos e, por vezes, viciados em drogas, que precisavam desesperadamente de algum tipo de salvação.

Conforme detalhado em um documentário sobre Frisbee , seu legado continua a ser debatido entre crentes e descrentes até hoje. Por um lado, ele era um pregador carismático que afirmava ser profeta e ter a habilidade de falar em línguas. Ele pregou uma mensagem consistente com a corrente principal do cristianismo, o que significa que considerava pecados tanto o uso de drogas quanto a homossexualidade. Por outro lado, ele era um homem gay enrustido que às vezes também usava substâncias ilegais . Eventualmente, os Centros de Reavivamento Juvenil de Shiloh, do Frisbee, desapareceriam no final da década de 1980, junto com o resto do movimento de Jesus. Frisbee morreria tragicamente de AIDS em 1993, aos 43 anos.

A maior parte do que é retratado no filme ‘Jesus Revolution’ realmente aconteceu

Jesus revolution 3

A Calvary Chapel do pastor Chuck Smith ( Kelsey Grammer ) realmente começou a convidar hippies e outros membros do movimento de Jesus para a igreja. Na época, o Calvário estava lutando para aumentar o número de membros e melhorar suas finanças, então a aceitação dos “malucos por Jesus” ajudou a aumentar a congregação da igreja. Ao mesmo tempo, os membros mais velhos da igreja às vezes entravam em conflito com os mais jovens. Na vida real, alguns membros antigos deixaram a igreja em protesto contra a inclusão desses “malucos por Jesus”.

Conforme retratado no filme, os seguidores do movimento de Jesus foram de fato batizados no Oceano Pacífico. Um dos produtores de Jesus Revolution disse que um pastor do movimento de Jesus batizou algumas pessoas durante o set. O filme também retrata com precisão a introdução de Greg Laurie ao Frisbee. Laurie ouviu Frisbee falar pela primeira vez no campus de uma escola secundária na Califórnia. Isso desencadeou a conversão de Laurie ao cristianismo, e ele logo começou a frequentar a Calvary Chapel de Chuck Smith. Em 1973, Laurie fundou a Harvest Christian Fellowship , uma megaigreja que ainda existe hoje e conta com cerca de 15.000 membros.

‘Revolução de Jesus’ deixa de fora alguns elementos controversos

Jesus revolution 4

Embora Jesus Revolution pretenda ser um filme inspirador baseado na fé (e certamente atinge seu objetivo), ele tende a evitar certos detalhes controversos. É certo que esses detalhes não são partes cruciais da história. No entanto, é difícil formar uma opinião completa sobre as pessoas envolvidas na vida real sem saber a extensão de suas crenças.

Além do legado controverso do Frisbee, Chuck Smith também é conhecido por prever erroneamente que o mundo acabaria em 1981. Os membros da Calvary Chapel reuniram-se no Ano Novo em 1981, em antecipação ao apocalipse, apenas para voltarem para casa vivos e confusos . Smith também sugeriu que os ataques terroristas de 11 de Setembro poderiam ser um castigo de Deus pelo aborto legal.

Laurie também enfrentou críticas por ser anti-gay, principalmente quando grupos de defesa pediram que ele fosse desconvidado de participar dos eventos do Dia Nacional de Oração no Pentágono em 2013. Esta não é exatamente uma crítica incomum para muitos pastores cristãos, embora seja destaca o facto de que os participantes do movimento de Jesus geralmente não eram socialmente liberais, apesar dos seus apelos à contracultura liberal.

O Movimento de Jesus ajudou a construir pontes entre gerações

Jesus revolution 5

Um dos maiores temas do filme é a ideia do Cristianismo ser usado para colmatar a divisão cultural entre duas gerações. Os acontecimentos reais que cercam o filme certamente respaldam esse tema. Embora alguns membros da Calvary Chapel tenham deixado a igreja devido ao influxo de hippies loucos por Jesus, a maioria permaneceu e formou laços significativos com membros de uma geração que eles anteriormente não entendiam e/ou cuidavam. Apesar da capacidade da fé religiosa partilhada para unir grupos díspares de pessoas, o Cristianismo continua a lutar hoje com o cisma entre crentes mais liberais e tolerantes com a comunidade LGBT e adeptos mais velhos que mantêm a sua crença de que a homossexualidade é um pecado.

Jesus Revolution está disponível para transmissão na Netflix nos EUA

foco e produtividade

Leia também

A Importância da Compreensão no Casamento em 2023
Veja todos os estudos aqui
Veja todos os artigos sobre desenvolvimento pessoal aqui
Hábitos tóxicos que destroem os relacionamentos
7 LIÇÕES DAS MULHERES DA BÍBLIA QUE TODA CRISTÃ DEVERIA SEGUIR
Abreviações dos livros da Bíblia
A história do Rei Davi
Tenha um CASAMENTO INABALÁVEL
Quantos livros tem a Bíblia ?
Êxodo 25 – Estudo e interpretação

Trailler Dublado