As soluções hidroalcoólicas são recomendadas para eliminar bactérias e vírus.
ÁLCOOL GEL CASEIRO
Desde o início da epidemia de coronavírus, as vendas de álcool gel aumentaram incrivelmente e muitas farmácias e lojas estão sem estoque ou aumentaram abusivamente os preços. Em caso de escassez, ou simplesmente para economizar dinheiro, você pode seguir a receita da Organização Mundial de Saúde (OMS) e criar sua própria solução hidroalcoólica.
A cartilha da OMS é destinada a profissionais de farmácia, mas é bastante simples de ser feita em casa, adaptando as proporções, já que a receita original produz 10 litros de álcool.
EFICÁCIA E RECOMENDAÇÕES:
De acordo com a opinião geral de especialistas da OMS, os produtos hidroalcoólicos de acordo com as formulações recomendadas pela OMS podem ser usado para assepsia higiênica das mãos e para assepsia pré-operatória das mãos.
Algumas observações:
- Este produto caseiro contém álcool e, portanto, é altamente inflamável. Não deve ser deixado perto de uma fonte de calor.
- Ele deve ser armazenado fora do alcance das crianças.
- Observe que, sempre que possível, priorise lavar as mãos com água e sabão. O álcool gel, se usado com muita frequência, pode alterar as defesas imunológicas da pele e causar irritação.
- Lembramos também que o peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é um forte oxidante, podendo causar reações violentas (combustão espontânea, detonação) se misturado com certos produtos orgânicos (acetona, acetaldeído, ácido fórmico, álcoois).
INGREDIENTES BÁSICOS PARA 1 LITRO DE ÁLCOOL GEL:
- 833 ml de álcool 96% ou 751 ml de Isopropanol 99,8%
- 41,7 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada)
- 14,5 ml de glicerina (Glicerol)
- Água destilada (ou fervida resfriada) para completar
O uso de água destilada é preferível para a preparação das formulações; a água fervida resfriada também pode ser usada desde que não haja partículas visíveis.
As proporções variam se você usar um álcool ou outro, mas a concentração dele deve permanecer acima de 60%; quanto maior sua concentração, mais eficaz será a solução hidroalcoólica.
Corantes podem ser adicionados para ajudar a diferenciar o álcool gel de outras soluções ou produtos. Este corante não deve ser tóxico ou alergênico, nem comprometer as propriedades antimicrobianos do produto. A adição de aromas ou outros produtos não é
recomendada devido ao risco de reações alérgicas.
Importante: a OMS especifica que apenas produtos destinados especificamente ao uso farmacêutico devem ser usados. Não use o álcool disponível em mercados, normalmente, sua concentração é inferior a 70%.
PREPARAÇÃO:
Despeje o álcool em um recipiente graduado.
ÁGUA OXIGENADA:
Adicione o peróxido de hidrogênio na quantidade prevista.
A função do Peróxido de hidrogênio (H2O2) é a eliminação de esporos de bactérias potencialmente presentes nos produtos e nas embalagens usadas para sua elaboração e armazenamento. Ele não é um ingrediente ativo na antissepsia das mãos.
GLICERINA:
Meça e acrescente a glicerina (como ela é viscosa, você pode usar parte da água para enxaguar o recipiente que você usou para medir, aproveitando, assim, todo o produto).
A glicerina é adicionada à composição como umectante para melhorar a aceitabilidade do produto, protegendo a pele. Ela foi escolhida pela OMS por sua segurança e custo relativamente baixo. A redução na porcentagem de glicerol na composição pode ser considerada para reduzir a viscosidade do produto final.
Outros umectantes e emolientes podem ser usados para o cuidado da pele, desde que sejam acessíveis, disponíveis localmente, miscíveis em água e álcool, não tóxicos e hipoalergênicos.
ÁGUA DESTILADA:
Complete com a água destilada para completar o litro do produto.
Distribua imediatamente a solução em vários frascos bem fechados para evitar a evaporação.
Aguarde pelo menos 72 horas antes de usar o álcool gel para que o peróxido de hidrogênio atue na eliminação de possíveis bactérias existentes na mistura.
Lembre-se de rotular corretamente suas garrafas e mantê-las fora do alcance das crianças.
LAVAR AS MÃOS SEMPRE!
Se você não se sente tentado a brincar de pequeno químico, basta lavar as mãos com água e sabão: este procedimento é ainda mais eficaz que o álcool gel no que diz respeito a evitar a propagação de epidemias.
EVITANDO O CORONA VÍRUS
A epidemia de coronavírus está se espalhando pelo mundo e para se proteger contra o Covid-19, certas medidas de barreira são muito eficazes.
É altamente recomendável:
- não ter contato físico
- espirrar e tossir no sulco do cotovelo
- usar lenços descartáveis (que devem ser jogados no lixo)
- lavar as mãos com água e sabão esfregando bem as unhas e entre os dedos (ou higienizá-las com álcool gel), com a maior frequência possível e sempre que for tocar o nariz ou a boca.
- se você se sentir gripado ou doente, fique em casa, evite contaminar outras pessoas!
Fonte: Receitas sem Fronteiras
Leia também: