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Inteligência Emocional na Liderança

inteligência emocional e liderança

Aprendendo a ser mais consciente

Quando você pensa em um “líder perfeito”, o que vem à mente?

Você pode imaginar alguém que nunca deixa seu temperamento sair do controle, não importa quais problemas ele esteja enfrentando. Ou você pode pensar em alguém que tem a total confiança de sua equipe, ouve sua equipe, é fácil de conversar e sempre toma decisões cuidadosas e informadas.

Estas são qualidades de alguém com alto grau de inteligência emocional.

Neste artigo, veremos por que a inteligência emocional é tão importante para os líderes – e como você, como líder, pode melhorar a sua.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional ou IE é a capacidade de entender e gerenciar suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. Pessoas com um alto grau de inteligência emocional sabem o que estão sentindo, o que suas emoções significam e como essas emoções podem afetar outras pessoas.

Para os líderes, ter inteligência emocional é essencial para o sucesso. Afinal, quem tem mais probabilidade de ter sucesso – um líder que grita com sua equipe quando está sob estresse ou um líder que permanece no controle e avalia a situação com calma?

De acordo com Daniel Goleman, um psicólogo americano que ajudou a popularizar a inteligência emocional, existem cinco elementos-chave para isso:

  1. Autoconsciência.
  2. Auto-regulação.
  3. Motivação.
  4. Empatia.
  5. Habilidades sociais.

Quanto mais você, como líder, gerenciar cada uma dessas áreas, maior será sua inteligência emocional. Então, vamos analisar cada elemento com mais detalhes e examinar como você pode crescer como líder.

Inteligência Emocional na Liderança

1. Autoconsciência

Se você é autoconsciente, sempre sabe como se sente e sabe como suas emoções e ações podem afetar as pessoas ao seu redor. Ser autoconsciente quando você está em uma posição de liderança também significa ter uma visão clara de seus pontos fortes e fracos, e isso significa comportar-se com humildade.

Então, o que você pode fazer para melhorar sua autoconsciência?

  • Mantenha um diário – Diários ajudam você a melhorar sua autoconsciência. Se você passar apenas alguns minutos por dia escrevendo seus pensamentos, isso pode levá-lo a um grau mais alto de autoconsciência.
  • Desacelere – Quando sentir raiva ou outras emoções fortes, diminua a velocidade para examinar o porquê. Lembre-se, não importa qual seja a situação, você sempre pode escolher como reagir a ela. (Nosso artigo sobre como gerenciar suas emoções no trabalho irá ajudá-lo a entender o que suas emoções estão lhe dizendo.)

 

2. Auto-regulação

Líderes que se regulam efetivamente raramente atacam verbalmente os outros, tomam decisões apressadas ou emocionais, estereotipam as pessoas ou comprometem seus valores. A autorregulação tem tudo a ver com manter o controle.

Esse elemento de inteligência emocional, de acordo com Goleman, também abrange a flexibilidade e o compromisso de um líder com a responsabilidade pessoal.

Então, como você pode melhorar sua capacidade de autorregulação?

  • Conheça seus valores – Você tem uma ideia clara de onde você absolutamente não vai se comprometer? Você sabe quais valores são mais importantes para você? Passe algum tempo examinando seu “código de ética”. Se você sabe o que é mais importante para você, provavelmente não terá que pensar duas vezes ao enfrentar uma decisão moral ou ética – você fará a escolha certa.
  • Mantenha-se responsável – Se você tende a culpar os outros quando algo dá errado, pare. Assuma o compromisso de admitir seus erros e enfrentar as consequências, sejam elas quais forem. Você provavelmente dormirá melhor à noite e ganhará rapidamente o respeito das pessoas ao seu redor.
  • Pratique a calma – Da próxima vez que você estiver em uma situação desafiadora, esteja muito ciente de como você age. Você alivia seu estresse gritando com outra pessoa? Pratique exercícios de respiração profunda para se acalmar. Além disso, tente escrever todas as coisas negativas que você quer dizer e, em seguida, rasgue e jogue fora. Expressar essas emoções no papel (e não mostrá-las a ninguém!) é melhor do que falar em voz alta para sua equipe. Além disso, isso ajuda você a desafiar suas reações para garantir que elas sejam justas!

Saiba como ter mais foco e aumentar sua produtividade neste artigo: Técnica Pomodoro

3. Motivação

Líderes automotivados trabalham consistentemente em direção a seus objetivos e têm padrões extremamente altos para a qualidade de seu trabalho.

Como você pode melhorar sua motivação?

  • Reexamine por que você está fazendo seu trabalho – É fácil esquecer o que você realmente ama em sua carreira. Então, reserve um tempo para lembrar por que você queria esse emprego. Se você está infeliz em seu papel e está lutando para lembrar por que o queria, experimente os Cinco Porquês técnica para encontrar a raiz do problema. Começar pela raiz geralmente ajuda você a ver sua situação de uma nova maneira.E certifique-se de que suas declarações de metas sejam frescas e energizantes. Para saber mais sobre isso, consulte nosso artigo sobre Definição de metas.
  • Saiba onde você está – Determine o quão motivado você está para liderar. Nossa avaliação de motivação de liderança pode ajudá-lo a ver claramente o quanto você está motivado em seu papel de liderança. Se você precisar aumentar sua motivação para liderar, ele o direcionará para recursos que podem ajudar.
  • Seja esperançoso e encontre algo bom – Líderes motivados geralmente são otimistas,  não importa os problemas que eles enfrentam. Adotar essa mentalidade pode exigir prática, mas vale a pena o esforço.Toda vez que você enfrentar um desafio, ou mesmo um fracasso, tente encontrar pelo menos uma coisa boa sobre a situação. Pode ser algo pequeno, como um novo contato, ou algo com efeitos a longo prazo, como uma importante lição aprendida. Mas quase sempre há algo positivo, se você procurar

4. Empatia

Para os líderes, ter empatia é fundamental para gerenciar uma equipe ou organização de sucesso. Líderes com empatia têm a capacidade de se colocar na situação de outra pessoa. Eles ajudam a desenvolver as pessoas em sua equipe, desafiam outras pessoas que estão agindo de forma injusta, dão feedback construtivo e ouvem aqueles que precisam.

Se você quer ganhar o respeito e a lealdade de sua equipe, mostre a eles que você se importa sendo empático.

Como você pode melhorar sua empatia?

  • Coloque-se no lugar de outra pessoa – É fácil apoiar seu próprio ponto de vista. Afinal, é seu! Mas reserve um tempo para olhar as situações do ponto de vista de outras pessoas. Veja nosso artigo sobre Posições Perceptivas para uma técnica útil para fazer isso.
  • Preste atenção à linguagem corporal – Talvez quando você ouve alguém, você cruza os braços, move os pés para frente e para trás ou morde o lábio. Essa linguagem corporal diz aos outros como você realmente se sente sobre uma situação, e a mensagem que você está dando não é positiva! Aprender a ler a linguagem corporal pode ser um verdadeiro trunfo em um papel de liderança, porque você será mais capaz de determinar como alguém realmente se sente. Isso lhe dá a oportunidade de responder adequadamente.
  • Responda aos sentimentos – Você pede ao seu assistente para trabalhar até tarde – novamente. E embora ele concorde, você pode ouvir a decepção em sua voz. Então, responda abordando seus sentimentos. Diga a ele que você aprecia o quanto ele está disposto a trabalhar horas extras e que você está tão frustrado por trabalhar até tarde. Se possível, descubra uma maneira de as noites futuras serem menos problemáticas (por exemplo, dê a ele folga nas segundas-feiras de manhã).

foco e produtividade

5. Habilidades Sociais

Líderes que se saem bem no elemento de habilidades sociais da inteligência emocional são ótimos comunicadores. Eles estão tão abertos a ouvir notícias ruins quanto boas, e são especialistas em fazer com que sua equipe os apoie e fiquem animados com uma nova missão ou projeto.

Líderes que têm boas habilidades sociais também são bons em gerenciar mudanças e resolver conflitos diplomaticamente. Raramente se contentam em deixar as coisas como estão, mas não se acomodam e obrigam os outros a fazer o trabalho: dão o exemplo com seu próprio comportamento.

Então, como você pode desenvolver habilidades sociais?

  • Aprenda a resolução de conflitos – Os líderes devem saber como resolver conflitos entre os membros de sua equipe, clientes ou fornecedores. Aprendizagem de resolução de conflitos abilidades é vital se você quiser ter sucesso.
  • Melhore suas habilidades de comunicação – Quão bem você se comunica? Nosso quiz de comunicação irá ajudá-lo a responder a esta pergunta e fornecerá um feedback útil sobre o que você pode fazer para melhorar.
  • Aprenda a elogiar os outros – Como líder, você pode inspirar a lealdade de sua equipe simplesmente elogiando quando é ganho. Aprender a elogiar os outros é uma bela arte, mas vale a pena o esforço.

Pontos chave

Para serem eficazes, os líderes devem ter uma compreensão sólida de como suas emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor. Quanto melhor um líder se relaciona e trabalha com os outros, mais bem-sucedido ele ou ela será.

Aproveite o tempo para trabalhar em autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Trabalhar nessas áreas irá ajudá-lo a se destacar no futuro!